terça-feira, 18 de dezembro de 2012

1º Banco Comunitário do RN será fundado em GOSTOSO/RN



Desde setembro de 2011, a comunidade de Tabua (povoado de São M. do Gostoso/RN) através de sua associação comunitária discute em parceria com o SINTRAF GOSTOSO, ONG´s, movimentos sociais, outros sindicatos, e com o Poder Público local, orientada pela Universidade da Bahia, representada pela Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial – ITES a criação do 1º Banco Comunitário do Rio Grande do Norte.
 
Esta ação faz parte do Projeto Rede Nordeste de Banco Comunitários de Desenvolvimento. Aqui no Rio Grande do Norte, a Associação comunitária de Tabua (zona rural de Gostoso), através de uma articulação feita pela ONG AACC, aceitou o desafio de ser pioneira deste projeto no estado.

O Banco Comunitário de Desenvolvimento Sustentável, que terá como nome fantasia => Banco Solidário do Gostoso, será fundado nesta sexta-feira (21 de dezembro de 2012), na sede da Associação, em Tabua (10 km da sede do município), zona rural de Gostoso, às 15h.

O Banco Solidário de Gostoso trabalhará inicialmente com 05 cédulas sendo: 0,50 (cinqüenta centavos de Gostoso); 1,00 (um Gostoso); 2,00 (dois Gostosos); 5,00 (cinco Gostosos); 10,00 (dez Gostosos). Cada Gostoso tem valor igual a R$ 1,00 (um real).

Além de todos os comerciantes da comunidade, a moeda já começará sendo aceita por vários estabelecimentos comerciais locais, como por exemplo: Supermercado Teixeira, GM Moto ciclo; Vital Supermercado, Posto de Gasolina (aguardando posição da gerência) entre outros.

Segundo o atual Secretário de Agricultura do Município e presidente da Associação Comunitária João Eudes Rodrigues (principal articulador local para a fundação do Banco), o Banco Solidário de Gostoso tem por objetivo fortalecer a economia local, sendo um mecanismo de incentivo ao consumo interno, fazendo com que o dinheiro que entrar no município fique por mais tempo circulando e aquecendo a economia local. Pois, a moeda só será aceita dentro de Gostoso. Então, quem fizer operações com o Banco, obrigatoriamente precisará usar a moeda no município. O comerciante, quando precisar trocar a moeda por Real, comunica-o, agenda e vai até o escritório trocar as cédulas de Gostoso por Real.

Um comentário:

  1. muito boa essa experiencia, já vi na tv, acho que foi no Ceará, a comuniade se reiventou a partir desta idéia, parabéns e que seja um sucesso aqui também...

    ResponderExcluir