sexta-feira, 1 de março de 2013

UFERSA realiza I Encontro da Pesca Artesanal da Costa Semi-árida

Organizado pelo Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA, o encontro acontecerá amanhã (02) em Macau.

O Vereador Jubenick (PT) participará do evento juntamente com o Sr. Secretário de Agricultura e Pesca de Gostoso/RN Hildemar Peixoto.

A pesca artesanal é toda operação, ação ou ato tendente a extrair, colher, apanhar, apreender ou capturar recursos pesqueiros. Essa atividade é desenvolvida tanto nas águas continentais, como nas águas interiores. Aqui em Gostoso/RN, é uma das atividades mais antigas, sendo a principal fonte de recursos para muitas famílias.

Embora Gostoso/RN, seja verdadeiramente um município da pesca artesanal. Historicamente muito pouco tem sido feito com relação às políticas públicas para este setor. Um dos mais graves indícios desta afirmação é a precariedade das estatísticas, que não estão estruturadas para realmente expor a realidade da pesca em nosso município.

Segundo o Vereador Jubenick, a idéia é que se consiga diagnosticar os aspectos socioeconômicos e ambientais na pesca artesanal do município, para que se desenvolva uma ação sustentável para a categoria. Por isso, a importância deste evento, em aproximar vários municípios da região que compartilham dos mesmo problemas.

Um comentário:

  1. É sempre Bom nos depararmos com ações de melhoramentos e debates para enriquecer mais ainda, a parte cultural e social da comunidade...
    Porém, na nossa cidade(Gostoso/RN), existem aspectos Bem claros, que nos levam a indentificar qual o motivo dessa ''atrofiação'' no densenvolvimento cultural local.
    Tanto a comunidade, 'que não percebe ou finge não perceber', que tem riquezas no seu ''quintal de casa'', onde poderiam ser fontes sustentavéis para benefícios próprios (como: fonte de renda), como no Poder Público, que dá a entender, que ''não liga muito'' para questões como ''almejar enriquecer a cultura local'' ou incentivar a comunidade com projetos que busquem melhorias no âmbito citado no texto acima, visando assim, benefícios econômicos para a acidade.
    ambos comtribuem com esse lamentavél proceder dessa desvalorização e descaracterização da Cultura e origens.
    É bom saber que tem pessoas que se preocupam com pontos importantes como esse e tenta buscar soluções.
    Parabéns Jubenick; torço para que você (e os demais) consiga obter um êxito nessa caminhada.
    Obrigado!

    ResponderExcluir