segunda-feira, 3 de março de 2014

Carnaval para quem?

Por mais incrível que possa parecer, a festa mais popular do pais, não inclui toda a população brasileira. O carnaval, mesmo sendo acompanhado por toda a nação brasileira, reforça o sentimento de exclusão em uma parcela da população.

Apesar da seca que assola o povo Potiguar por seguidos anos, o estado do Rio grande do Norte, oferece festa de carnaval em mais de trinta municípios este ano. São Miguel do Gostoso/RN, situado no litoral norte do estado, um dos poucos municípios onde o semi-árido encontra a praia, e também o terceiro destino turístico do RN atualmente. E um dos municípios Potiguares que oferece festa de carnaval para sua população e turistas. Festa animada e com muito pouca violência; de programação agradável para quem quer curtir o carnaval e descansar ao mesmo tempo. Os quatro dias de festejos carnavalescos são oferecidos gratuitamente a toda a população na praia da xepa (principal praia), onde bandas locais e da região fazem a alegria dos participantes.

No entanto, os 50% (cinqüenta por cento) da população que reside na zona rural, em sua quase totalidade, não acompanham os festejos. Não por escolha, e sim, por falta de opção. Esta parte da população e condenada a acompanhar pela TV todo este período de festas. Mesmo sendo gratuita a comemoração aqui no município, a população rural esta a 10, 20, 30 ou 40 km de distancia do centro da cidade, onde acontecem os festejos. E a situação financeira das famílias exclui-as da festa, seja por falta de condições de transporte, seja por falta de condições de festejar a festa. Falo de um município do litoral Potiguar que tem festa de carnaval gratuita. Agora, imagine você, como será o carnaval dos agricultores familiares que residem no interior de municípios que nem comemoração carnavalesca oferece? E se sentir um brasileiro não brasileiro; e se sentir, fora da sociedade; totalmente a margem; so resta encher a cara de cachaça, pelos menos assim, por algum instante, terá a sensação de ser rico poderoso e carnavalesco.

Se a camada mais pobre da população não consegue chegar aos festejos carnavalescos, os festejos deveriam vir ate estes excluídos. Mas, infelizmente, não vem. Um dia... quem sabe... sera diferente!

Um comentário:

  1. Boa tarde amigo. Quero aqui postar o meu ponto de vista: Carnaval para que? O que se tem para comemorar? Onde está a saúde e a educação de verdade? Encher a cara de cachaça já virou hábito, pois ficar a espera de estímulos verdadeiros e eficazes para tornar as terras produtivas enfada e nunca acontecem. Sempre chegam com paliativos que ajudam a reformar suas casas mas como fazer para não faltar o pão e o leite das crianças? Assim como não se deve esperar que o carnaval chegue até os lugares mais distantes do Brasil, não se deve ficar contente e muito menos aceitar esmolas, os brasileiros precisam ser respeitados e não mais se prestarem ao papel de meras "moedas de troca" nos períodos de eleição. Seja quais forem as siglas, "P's" quaisquer, essa zôrra tem que mudar. Não acredito em política quando figuras negras do passado se sentam a mesa para decidir o futuro deste País. Enfim devemos esquecer um pouco do carnaval, saber que as peladas que estão por vir, vão passar levando nossas riquezas deixando para nós, meros monumentos que não abrigam e nem protegem nossa grande massa de necessitados e se concentrar na escolha dos nossos novos representantes políticos. Do meu ponto de vista, muita mentira e muita sujeira se esconde por trás das constantes notícias de prosperidade. ACORDA BRASIL!

    ResponderExcluir