segunda-feira, 25 de novembro de 2013

25 de Novembro dia de reflexão para o combate à violência contra a mulher

Secretária Nacional de Mulheres do PT, Laisy Morière. (Foto:Richard Casas/PT).

O Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência contra a Mulher é apoiado por mais de 150 países e serve para chamar a atenção da sociedade aos crimes de feminicídios, que são assassinatos cometidos contra mulheres.


Segundo a secretária Nacional de Mulheres do PT, Laisy Morère, essa comemoração deve ser aproveitada para “discutir os dados, os problemas e as possíveis soluções. É um momento de reflexão para a elaboração de políticas públicas que possam acabar definitivamente com a violência doméstica. Precisamos caminhar definitivamente para isso” disse.

De acordo com dados inéditos divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos últimos dez anos houveram mais de 50 mil casos de feminicídios no Brasil. Isso quer dizer, algo em torno de 5.000 mortes por ano.
Para combater a essa violência, o Governo Federal está investindo entre este ano e 2014, R$ 265 milhões na construção de prédios e custos de equipagem e manutenção, ampliação da Central de Atendimento à Mulher (o Ligue 180), na humanização da atenção da saúde pública, na humanização da perícia para aperfeiçoamento da coleta de provas de crimes sexuais e em serviços de fronteira. Tudo através do programa Mulher, Viver sem Violência.

A petista fala que a violência contra as mulheres deixou de ser uma coisa privada para se tornar pública e que o poder público precisa cada vez mais estar presente para evitar a violência doméstica, que devem ter uma atenção maior por parte dos Três Poderes. 

“A partir de políticas do Governo Federal, como o Ligue 180 que serve as mulheres denunciarem abusos e violências através de uma ligação gratuita, foi criada uma rede que se articula para dar apoio à mulheres em situação de violência e vulneráveis. E isso faz com que o Brasil, hoje, tenha melhores condições para acabar com esse tipo de crime” explicou Morière. A secretaria diz que as mulheres não são violentadas apenas quando apanham “elas são violentadas psicologicamente todos os dias e não necessariamente pelo maridos, mas no trabalho, na questão patrimonial etc. E essa violência não é clara, porque não deixa marcas visíveis como hematomas, mas permeia toda sociedade e acontece todos os dias. Por isso, precisamos atacar essa violência, acabar com esse crime contra as mulheres” concluiu.

Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência contra a Mulher
O Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher faz referência à memória de três irmãs ativistas políticas latino-americanas (Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal), que no ano 1961 foram brutalmente assassinadas pela ditadura instalada na República Dominica. A data é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1999.

(Janary Damacena – Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário