segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Lançado oficialmente o Ano Internacional da Agricultura Familiar





Em cerimônia realizada na sede da ONU (Organizações das Nações Unidas), na última sexta- feira 22, ocorreu o lançamento oficial do Ano Internacional da Agricultura Familiar a ser celebrado em 2014, incluindo a nomeação de enviados especiais da agricultura familiar : Ibrahim Coulibaly, Presidente da Coordenação Nacional de Organizações Camponesas de Mali, o Vice-presidente da Rede de Organizações de agricultores e produtores da África Ocidental, Mirna Cunningham (Nicarágua), ex- presidente do Fórum ONU permanente sobre Questões Indígenas e Gerd Sonnleitner (Alemanha), presidente da Associação dos Agricultores Europeus .

Durante o evento foi apresentado o quadro estratégico com os contornos dos esforços internacionais previstos em 2014 para aumentar a presença da agricultura familiar.


O contexto

Tanto em países desenvolvidos, como em desenvolvimento, a agricultura familiar (definidos como propriedades que dependem principalmente dos membros da família para a mão-de-obra e gestão) continua a ser a forma dominante de agricultura.

Especialistas colocam o número de agricultores familiares em mais de 500 milhões no mundo inteiro . Eles incluem os agricultores de médio e pequeno porte, povos indígenas, pescadores, quilombolas, faxinalenses, ribeirinhos e povos tradicionais.

A importância da agricultura familiar no combate à fome e à pobreza rural também é enorme. Na sua 66ª sessão, com o forte apoio do Fórum Rural Mundial, das redes regionais de agricultores familiares na África, Ásia e América Latina e da Conferência da FAO 37 , entre outros , a Assembleia Geral da ONU declarou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar " ( AIAF ), em uma iniciativa para reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícola, ambiental e social.

Fonte: cooperhaf.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário